Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Novo tremor de terra na região noroeste do Ceará em 17/02/2012.

    Hoje, procurando um possível evento, não confirmado, que teria sido sentido em Taperuaba, conforme informaram ao Sub-tenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, nos deparamos com um outro evento ocorrido a mais de 100 km de Sobral.
    Esse sismo teve seus parâmetros preliminares determinados: magnitude 2.5; hora de origem 07:11 UTC (04:11 h. local); epicentro próximo a Barroquinha, conforme se pode ver no mapa abaixo.


Figura 1. Mapa epicentral. O epicentro é denotado pelo símbolo vermelho. As estações de Sobral (SBBR) e Morrinhos (NBMO) pelos pinos amarelos.

    Esse evento foi registrado pelas estações de Morrinhos (NBMO - RSISNE) e Sobral (SBBR - INCTET) que operam na região estão ligadas por internet ao LabSis/UFRN. Os registros nessas estações são mostrados na Figura 2.


Figura 2. Registro do sismo de Barroquinha nas estações NBMO (acima) e SBBR (abaixo).
     A região noroeste do Ceará é a segunda região mais importante, em termos de sismicidade, no Nordeste do Brasil, sendo menos importante apenas que a denominada região sísmica da borda da Bacia Potiguar, que engloba o Rio Grande do Norte e o leste do estado do Ceará.  
     Colaboraram Eduardo Alexandre de Menezes (técnico) e Renato Dantas (bolsista).

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET

Nenhum comentário:

Postar um comentário